Salário de presidentes do Senado e da Câmara é divulgado

No Brasil, o salário dos políticos sempre tomou os noticiários e gera discussões e questionamentos.

PUBLICIDADE

O Brasil possui atualmente duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional, onde os senadores trabalham decidindo questões que podem mudar o destino do país e de seus cidadãos.

Cada casa legislativa é representada por um parlamentar escolhido entre os próprios senadores e deputados, em suas respectivas casas, para presidir as sessões e falar em nome das casas. 

Hoje, o Senado é presidido por Rodrigo Pacheco, do DEM e a Câmara dos Deputados é presidida por Arthur Lira, do PP. Embora você já deva conhecer estes nomes, talvez você não saiba qual o salário destes políticos.

Salário dos presidentes da Câmara e do Senado

De acordo com informações da CNN, os presidentes compartilham o mesmo salário, de R$ 33.763,00. Porém, o salário não difere dos outros colegas: todos os deputados e senadores recebem o mesmo salário.

O motivo disso é que em 2014, foi lançado um decreto que estipulou que todos os membros do Legislativo recebessem a mesma quantia salarial. Vale lembrar que o presidente da Câmara faz parte da linha sucessória presidencial: caso o vice-presidente esteja ausente ou impedido de ocupar o cargo de presidente, é o presidente da Câmara quem assume a cadeira de chefe do executivo.

O presidente do Senado vem logo na sequência: caso o presidente da câmara não esteja disponível, é o senador quem ocupa a cadeira de presidente. Em dezembro de 2020, o STF impediu a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado na mesma legislatura. Sendo assim, não há possibilidade de um mesmo deputado ou senador ocupar a cadeira de presidente por vários mandatos.