Ossos humanos são encontrados em caverna na Arábia Saudita

Arqueólogos ficaram intrigados pela origem das ossadas datadas de 7 mil anos atrás.

PUBLICIDADE

Arqueólogos descobrem caverna na Arábia Saudita, com milhares de ossos, com data de 7 mil anos atrás. De acordo com a análise, cerca de 14 espécies foram identificadas nas ossadas, dentre gados, cavalos, camelos, e até mesmo seres humanos.

Os ossos foram encontrados em ‘Umm Jirsan‘, está localizada em uma extensa rede de túneis, formados por atividades vulcânicas. Mathew Stewart, autor principal da pesquisa para a revista científica alemã, aponta que as hienas-riscadas podem ter sido os responsáveis pelo acúmulo dos ossos, a partir de um estudo de mordidas, e pelo hábito do animal de trazer as presas para a sua toca.

A pesquisa estava sendo realizada na região de Harrat Khaybar, desde 2007, mas somente há alguns meses os pesquisadores adentraram nas cavernas. Foram registrados 1.917 ossos e dentes no local, e através do processo de datação por carbono, foi atestado que os ossos tinham entre 439 a quase 7 mil anos.

Segundo os estudiosos, outro fator que aponta autoria pelas hienas, é devido à presença de ossos de crânios humanos, considerando que esses animais tinham histórico de revirar túmulos para se alimentarem e levarem alimentos para seus filhotes. “É sempre a calota craniana (calvária) que sobrevive”, disse Stewart.

A descoberta faz parte do Projeto Paleodesertos, cujo objetivo é o rastreio do processo de migração da civilização humana e animal pela Península Arábica. Vale ressaltar que, o projeto tem como principal obstáculo as altas temperaturas, que ressecaram os ossos, fazendo com que se quebrem sozinhos ou através do simples toque humano.

Stewart concluiu dizendo que, a descoberta é apenas a ponta do iceberg, pois a região ainda tem informações fundamentais a serem conhecidas, sobre a ecologia e ao ambiente do holoceno (Período Quaternário da Era Cenozoica do Éon Fanerozoico, que se iniciou há 11,65 mil anos).