Mulher descobre ter condição rara: ‘Duas aberturas’; detalhes da doença

A jovem descobriu que havia algo errado ao tirar dúvidas sobre como utilizar absorvente interno.

PUBLICIDADE

Mesmo com muitos avanços da ciência, o ser humano ainda possui muitas características pouco explicáveis. Em alguns casos, condições raras se tornam notícia por gerar estranheza e este é o caso da australiana Tee Barlett, que descobriu por acaso ter duas áreas genitais.

A jovem descobriu aos 16 anos que não era comum uma mulher ter “duas aberturas” na área genital. Na época, ela questionou a mãe em qual dos locais ela deveria inserir o absorvente interno.

No começo, segundo ela ao jornal The Sun, sua mãe afirmou que não existiam duas aberturas, mas a jovem afirmou que sua situação física era diferente. Hoje, aos 24 anos, ela conta que foi procurar um médico, que analisou a situação e afirmou que ela tem uma condição rara chama “septo vaginal”.

Um ginecologista analisou o caso e confirmou que de fato a jovem possui duas aberturas. A situação é preocupante e poderia causar problemas para relações intimas e para um futuro parto. Por isso, aos 17 anos, ela optou por fazer a cirurgia para remoção do septo.

Tee ainda fala que abrir sua situação íntima para o público fez com que diversas mulheres com situações parecidas lhe procurassem nas redes sociais para compartilharem suas histórias.

Entenda a doença

O septo vaginal é um problema de saúde que existe desde o nascimento. Ele ocorre quando o sistema feminino não se desenvolve corretamente e gera uma “partição”, que pode ser na vertical ou na horizontal.

Os médicos ainda não sabem dizer o motivo pelo qual isso acontece, mas trabalham com a probabilidade de que seja um defeito múltiplo de genes.

O problema é tratado por ressecção cirúrgica ou pela remoção do tecido que forma o septo. Em algumas mulheres que possuem a condição, sintomas não são apresentados, então nem sempre são necessárias intervenções cirúrgicas