Pinta no nariz pode ser sintoma de câncer; todo cuidado é pouco

Neste artigo, separamos alguns casos onde uma simples pinta na verdade era um câncer de pele.

PUBLICIDADE

Manchas pelo corpo nem sempre são sinal de um problema sério de saúde, porém, histórias como a da jovem Kate Flynn, mostram que é necessário ter muito cuidado com os possíveis sinais dados pelo corpo de que existe uma doença em curso.

Uma pequena marca no rosto da mulher acabou se tornando uma grande cicatriz. Um pequeno ponto em seu nariz que, inicialmente foi dito por dermatologistas não ser nada demais acabou sendo descoberto como um câncer de pele.

Para se ter uma ideia, Kate Flynn precisou passar por uma cirurgia de remoção de tumor e ficou com uma marca de 10 cm em seu rosto, entre o nariz e a testa.

A mulher, que mora em Manchester, na Inglaterra, começou a usar um gel para limpeza de pele a mando dos médicos em janeiro de 2018, porém a mancha começou a crescer. O dermatologista pediu exames detalhados sobre a mancha e foi indicado que ela estava apresentando uma queratose solar.

Este problema nada mais é que um dando causado pelo sol à pele e é considerado um passo inicial para o desenvolvimento de um câncer agressivo de pele. Embora já tivesse recebido o diagnóstico correto e tenha sido medicada, ela passou um ano tomando os remédios, mas o problema continuou.

Após uma biópsia, foi constatado um carcinoma basocelular, um câncer de pele nas células basais. Foi necessário cortar boa parte do nariz da paciente em uma cirurgia de seis horas. A correção na pele levou cerca de quatro semanas. Kate passou esse tempo com uma aba de sua pele aberta, na área da testa, onde os médicos aguardavam a pele nascer, para costurar. 

Outros casos parecidos

No ano de 2019, o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo foi diagnosticado com câncer de pele após o surgimento de três pintas em seu nariz. Uma biópsia comprovou que uma das pintas era na verdade um melanoma.

O ator Hugh Jackman passou por situação parecida. Em 2013, ele revelou estar fazendo tratamento contra um câncer que havia surgido como uma mancha no nariz.

Mais recentemente, em março de 2021, Marília Gabriela surgiu com um curativo no nariz: ela havia removido um carcinoma basocelular, mesmo tipo de câncer que acometeu Kate Flynn.

Fique atento ao câncer de pele

Evite exposição ao sol com muito excesso, use o filtro solar e não deixe sintomas passarem despercebidos. Lesões pequenas, nódulos avermelhados e que sangram com facilidade podem ser perigosos.

Além disso, cor esbranquiçada, pequena elevação da pele e manchas vermelhas ou marrom que aumentam com o passar do tempo são alertas de que é necessário procurar um médico especialista.

O diagnóstico precoce é muito importante para garantir um melhor tratamento e aumento das chances de recuperação.