Estes são os aparelhos que mais gastam energia em casa; economize

A alta no preço da eletricidade é um incentivo para a economia da luz por conta da escassez hídrica.

PUBLICIDADE

Economizar eletricidade é uma tarefa complicada nos dias de hoje: com muitas ferramentas ligadas nas tomadas, está cada vez mais difícil deixar de gastar com aparelhos muito utilizados no dia a dia, como a televisão, ar-condicionado, micro-ondas, dentre outros.

Após o aumento da eletricidade no dia 1º de setembro, vários brasileiros estão tentando fugir da bandeira tarifária de R$ 14,20 a cada 100 kWh. Por isso, neste artigo, trazemos alguns dos principais vilões na hora do cálculo da sua eletricidade.

Se puder economizar com estes, faça isso e evite um susto na conta de luz.

Os maiores vilões no gasto de energia

O ar-condicionado é conhecido por ter um consumo muito alto de eletricidade. Para se ter uma ideia, um aparelho de 9 mil BTUs consome 128,8 kWh se ficar ligado durante 8 horas durante 30 dias. Porém, se você utiliza um aparelho mais potente, de 30 mil BTUs, por exemplo, o consumo pode ser muito maior: 679,20 kWh.

Por isso, é muito indicado utilizar um ar condicionado compatível com o tamanho do cômodo. Um aparelho de 30 mil BTUs para um quarto pequeno, por exemplo, seria gasto de eletricidade sem necessidade.

A geladeira também gasta muita eletricidade. Um aparelho frost free, com duas portas, pode gastar cerca de 56,88 kHw por mês. O indicado é deixar a geladeira longe do fogão, já que assim o aparelho não precisará puxar mais energia para compensar o calor externo.

O chuveiro elétrico é outro vilão muito conhecido. Quem utiliza meia hora diária do chuveiro com água quente pode gastar 88 kHw mensais. Economize com banhos mais curtos: quanto mais longo o banho, mais caro será o preço de sua eletricidade.

A televisão também puxa bastante energia, cerca de 30,45 kHw por mês se você utilizá-la durante 5 horas por dia. Retirar o aparelho da tomada quando não estiver usando é uma boa dica.