Simaria contou que foi picada por abelha nos olhos; conheça os riscos e como proceder nesse tipo de situação

A cantora apareceu com o rosto completamente diferente no último final de semana e explicou o motivo.

PUBLICIDADE

A cantora Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, deixou os fãs impactados ao aparecer nas redes sociais com o rosto completamente diferente. A coleguinha apareceu usando óculos escuros e contou aos fãs que o acessório não era apenas para fazer um estilo, mas que foi necessário usar durante o show porque ela havia sido picada por abelhas nos dois olhos.

Segundo informação da médica Maria Beatriz Guerios, a famosa, provavelmente, quis informar que o inseto havia picado as suas pálpebras, pois quando algo se aproxima dos olhos de uma pessoa, o primeiro instinto é fechá-los para proteger o globo ocular.

A especialista explica que para o olho não é um grande problema, porém, a picada do inseto na pálpebra pode ocasionar uma infecção secundaria no rosto. A médica explicou que o veneno pode servir como porta de entrada para bactérias. Por esse motivo, nesse tipo de situação é importante lavar o local e usar um antisséptico prescrito pelo médico.

Também existe o risco da pessoa sofrer uma alergia. Os primeiros sinais são inchaço e coceira no local podendo se espalhar pelo rosto, como, por exemplo, a boca. Se a coceira começa a se espalhar por outros locais, o ideal é tomar um remédio antialérgico e buscar ajuda médica o mais rápido possível.

Apesar de não parecer o caso de Simaria, algumas pessoas podem sofrer uma hipersensibilidade no organismo a ponto de ter a própria vida em risco. Em poucos minutos ou segundos a pessoa pode apresentar edema da cabeça aos pés, taquicardia, queda de pressão, náusea, sudorese e obstrução das vias aéreas. Esses são sinais de choque anafilático, que pode levar o indivíduo à morte.

O que ocorre no organismo após a picada? 

No geral, as vespas e abelhas costumam atacar em bandos, especialmente quando se sentem ameaçadas. Após a picada, as células do corpo que são chamadas de mastócitos começam a produzir anticorpos para poder combater as toxinas. Vale ressaltar que caso a pessoa seja picada 20, 30 vezes por alguns desses insetos, a situação pode ser fatal em virtude da quantidade de veneno que entra no organismo.