Segredo em torno de falecimento de Zacarias vêm a tona 31 anos depois: ‘Pele e osso, desfigurado’

Dedé Santana contou como encontrou o amigo que há meses escondia seu estado de saúde.

PUBLICIDADE

Um dos maiores fenômenos da televisão brasileira, Os Trapalhões fazem 55 anos em 2021. O humorístico, que bateu recordes de audiência na Tupi, na Record e principalmente na Rede Globo, teve em sua principal formação Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Renato e Dedé começaram como uma dupla, mas conforme o sucesso foi crescendo outros humoristas foram contratados e o quarteto ficou estabelecido com a chegada de Antônio Carlos (Mussum) e Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias).

Mauro foi o último a entrar no quarteto e também foi a primeira baixa. Muito se discutiu a respeito de sua morte repentina em 18 de março de 1990. O humorista tinha apenas 56 anos e passou alguns meses afastado da televisão. O último trabalho de Mauro como Zacarias foi no filme ‘Uma Escola Atrapalhada’, onde pareceu muito magro, o que levou suspeitas sobre a causa da morte do Trapalhão. As especulações nunca se provaram e o assunto voltou a ser comentado nos últimos dias por Dedé Santana.

Em entrevista ao Real Podcast, Dedé revelou que descobriu tarde que Zacarias estava doente, porque o amigo guardava segredo sobre o seu real estado de saúde: ‘Ele já vinha meio doente, fazia uns regimes malucos porque não queria engordar e deixou de comer‘, disse o Trapalhão.

Dedé contou que Mauro passou meses sem atender ninguém. Como o programa estava para voltar, os outros três humoristas passaram a tentar contato e descobriram que ele estava em casa, mas só atendia um antigo funcionário do grupo. Os três foram para a porta de seu apartamento e chamaram até serem atendidos: ‘Quando abriu a porta, ele viu a gente e não tinha como… tava a pele e osso, desfigurado‘, contou Dedé Santana.

Renato, Dedé e Mussum procuraram ajuda médica para o amigo, mas não teve jeito, Mauro Faccio Gonçalves faleceu por insuficiência respiratória.