Ao ter animais de estimação, todo o cuidado é pouco. Pulgas e carrapatos são parasitas que costumam grudar na pele de cachorros e gatos, causando coceira, irritação, feridas e até mesmo podem transmitir doenças para o animal. Sendo assim, é muito importante que os donos de animais estejam atentos e tratem de acabar com essas pragas para evitar prejuízos ao seu bichinho.
Como eliminar os carrapatos do seu cachorro
Apesar de muitas pessoas não saberem, carrapatos são seres territorialistas, ou seja, não ficam apenas na pele do animal, mas se espalham pelo ambiente. É muito comum que esses parasitas se escondam no quintal, principalmente em frestas de pisos e terrenos gramados, diante disso, apenas retirar o carrapato do cachorro, não é suficiente para exterminar o problema.
Assim, se seu cachorro está sendo atormentado por carrapatos, é essencial que você dê um banho nele, com shampoo específico para carrapatos e retire com uma pinça própria, as pragas que persistirem em ficar agarradas na pele do cão. Ao retirar o parasita com a pinça, não esmague ou aperte, pois, isso faz com que os ovos se espalhem e causam uma nova infestação. Prefira coloca-los em um pote com álcool, ou queime-os.
Misturinha caseira elimina carrapatos do ambiente
Para resolver o prolema, antes de soltar o cachorro no quintal elimine os parasitas existentes no local, você pode comprar no pet shop uma dose de Botox, próprio para essas situações, ou preparar uma mistura caseira com água, vinagre e bicarbonato. Você vai precisar de 250ml de água, 500ml de vinagre de maçã e 1 colher de sopa de bicarbonato. Coloque tudo em um borrifador e espalhe a mistura pelo quintal, por pelo menos 1 semana.
Feito tudo isso, evite que seu cachorro fique exposto a outros animais com carrapato ou vá para ambientes onde haja infestação dessas pragas.