Especialista explica o motivo deste mosquito gostar tanto de ficar nos banheiros

A chamada mosquinha-de-banheiro está presente na maioria das casas dos brasileiros.

PUBLICIDADE

Quase todos já perceberam a presença de um mosquitinho no banheiro quando vai tomar um banho. O inseto parece adorar o ambiente propiciado pelo banheiro, e isso é verdade, pois a mosquinha-de-banheiro realmente ama ficar nesse cômodo específico.

Na verdade essas mosquinhas são considerados mosquitos e pertencem à classe dos Psychodomorpha. A reportagem do G1 procurou o especialista Marco Gottschalk e o questionou o motivo pelo qual esses insetos gostam tanto de permanecer no banheiro. De acordo com a Marco, a resposta não é nada agradável, pois o mosquito é atraído pelos odores do ambiente.

O biólogo também ressaltou que os ambientes úmidos são considerados perfeitos para essa espécie, pois suas larvas são aquáticas, assim, normalmente as fêmeas depositam seus ovos dentro dos ralos, pois ali há um grande acúmulo de matéria orgânica.

Marco afirmou, ainda, que é comum notarmos a presença de grande quantidades desses insetos, pois uma única fêmea é capaz de botar até algumas centenas de ovos. O inseto pode demorar até duas semanas para chegar a sua fase adulta, mas o processo pode ser adiantado dependendo da temperatura do ambiente.

Por fim, o biólogo ressaltou que não é necessário se preocupar com a presença desses mosquitos, pois eles não estão associados à transmissão de doenças. Contudo, é necessário limpar os banheiros frequentemente, pois esses mosquitos podem pousar em áreas sujas e assim levar microrganismos indesejados para outros lugares da residência.