Comer e entrar na água pode levar a óbito? Médico explica se você está expondo sua vida ao risco

Especialistas esclarecem em que momento encher o estômago, tomar banho ou nadar pode ou não ser perigoso.

PUBLICIDADE

Não é de hoje que algumas mães alertam seus filhos a não encherem o estômago e irem tomar banho ou entrar na piscina após as refeições. Esse é um receio antigo, não só em relação às crianças, muitos adultos têm dúvidas sobre o assunto. Faz mal nadar, tomar banho ou fazer exercício com a ‘barriga cheia’ ? Especialistas explicam que a situação não é bem assim.

De acordo com o G1, o médico André Ibrahim David, da BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo), gastroenterologista, que cuida das doenças do aparelho digestivo, explicou que, passar mal por se alimentar e entrar na água, depende de vários fatores. “Pode fazer muito mal, mas varia de pessoa para pessoa”, David acrescentou, que o que ela comeu, antes da realização de atividade física na água, faz toda diferença.

Segundo Dr. André, o organismo das pessoas após se alimentar, se prepara para fazer a digestão, dessa forma, parte do sangue se concentra no estômago e intestino, por isso, depende do que o indivíduo comeu e do tipo de exercício físico que será praticado na água.

Ainda de acordo com a explicação do médico, quando o sangue é direcionado para os músculos, durante a atividade física, irá precisar de mais oxigênio. O deslocamento do sangue para os músculos, pode prejudicar o processo completo da digestão. O fato de entrar na água ou tomar banho por si só, não se torna um risco iminente, se não envolver grande esforço físico.

Contudo, David alerta, que o ideal é aguardar cerca de uma hora e meia após as refeições para praticar exercícios. “No caso de atletas, o recomendado é fazer uma refeição rica em carboidrato três horas antes de iniciar a competição no meio aquático”, alertou André Ibrahim. Em relação à piscina e ao mar, o especialista Paulov Olzon Monteiro explicou que o risco maior é o afogamento após um mal-estar causado pelo estômago cheio.