Tromboembolismo pulmonar: o que é, sintomas, causas e tratamento da doença que deixou o cantor Maurílio em estado grave

O cantor sertanejo está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva no hospital de Goiânia.

PUBLICIDADE

O cantor sertanejo Maurílio, que faz dupla com Luiza, está internado em estado grave na UTI – Unidade de terapia Intensiva. Ele sofreu tromboembolismo pulmonar, conforme informações divulgadas na noite desta quarta-feira, 15 de dezembro, pelo hospital onde o artista está internado.

O sertanejo passou mal durante uma viagem para a gravação de um DVD. O médico que está acompanhando o caso disse que ele passou por uma angiografia. De acordo com o profissional, a condição causa uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar, que provoca um coágulo, provavelmente da perna, que pode acabar parando no pulmão, cérebro ou coração. Isso faz com que o fluxo sanguíneo fique comprometido.

Sintomas

O médico ressaltou que é um problema grave que provoca morte súbita em 25% das situações. Um dos principais sinais da trombose pulmonar é a dificuldade em conseguir respirar, que pode ir se agravando dependendo a área que foi afetada. O sintomas mais comuns são: dor forte no peito, tosse com sangue, respiração acelerada, palpitação, tom de pele azulado, principalmente na região dos lábios e dedos, e sensação de que vai desmaiar. A intensidade com que os sintomas surgem depende do tamanho do coágulo.

Causas e tratamento

No geral, o problema surge devido a um coagulo sanguíneo ou trombo, que vai se deslocando de outra região do corpo até chegar ao pulmão. Ao ficar preso, ele impede o fluxo de sangue para uma parte do pulmão. Algumas condições podem favorecer o risco de um indivíduo ter coágulos e, consequentemente, o problema.

Pessoas com histórico de trombose venosa profunda, familiares que já tiveram trombose no pulmão, fraturas na região do quadril e pernas, quem já teve derrame cerebral ou infarto, problemas de coagulação, estilo de vida sedentário e obesidade. Todos esses fatores elevam o risco de desenvolver a condição.

O tratamento é realizado no hospital com uso de medicação anticoagulante injetável, que atua dissolvendo o coágulo permitindo a passagem do fluxo sanguíneo novamente. No entanto, vale ressaltar que, no caso do cantor, ele tem uma situação mais delicada, pois sofreu várias paradas cardíacas.