Todo proprietário de veículo sabe que ao estacionar, é preciso certificar-se que o carro está com os vidros fechados e as portas trancadas, justamente para evitar roubo ou dificultar a vida dos criminosos.
Mas em Oakland e São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, o que está acontecendo é justamente o contrário. As pessoas, para evitar ‘maiores prejuízos’, deixam os carros completamente abertos, facilitando assim, a vida dos ladrões.
Alguns motoristas quando estacionam, fazem questão de deixar os veículos escancarados, com as portas abertas e também o porta-malas, para que os criminosos não estraguem o carro quando for roubar algo.
Os proprietários destes veículos alegam que de todo jeito terão os carros roubados, por isso deixam as portas abertas, evitando assim que os vidros sejam quebrados e as fechaduras danificadas pelos ladrões.
Eles não podem impedir o roubo, mas agindo desta forma, já conseguem evitar o arrombamento e o prejuízo é menor. E a dica destes motoristas é não deixar nada no carro e as portas bem abertas, assim os criminosos podem constatar que não há objetos de valor para serem roubados.
“Imagine ter que limpar seu carro e deixá-lo aberto em público, só para que as pessoas não quebrem suas janelas. Oakland está triste, estamos com cara de bobo“, reclamou um morador.
Drennon Lindsey, subchefe da polícia, disse que esta atitude da população é algo realmente surpreendente, mas não quis comentar sobre o aumento no número de roubos por lá. Ela contou ainda que os ladrões estão cada vez mais especializados neste tipo de roubo e conseguem detectar um notebook que esteja escondido no porta-malas do carro.
Por isso os motoristas deixam as portas abertas e também o porta-malas, para deixar claro que não estão escondendo nada de valor.