O que significa a numeração dos calçados e por que o tamanho nem sempre serve para o nosso pé

Quem precisa comprar sapato ou tênis pela internet sabe como é difícil escolher a numeração correta.

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A internet traz uma série de facilidades para todos e uma delas é o comércio online. Pela web é possível comprar quase de tudo, de livros, a perfumes, roupas e muito mais. Entretanto, quem precisa comprar um calçado sempre se depara com um problema: a numeração.

A questão é que se uma pessoa está acostumada a usar um sapato de número 40, não significa que outro modelo precisará ter necessariamente esta numeração para encaixar no pé.

Essa história de numeração para calçados é antiga, mais precisamente por volta do século 17 e começou na Inglaterra. Por lá, os fabricantes decidiram que seria melhor adotar o tamanho equivalente a um terço de polegada, ou seja, 0,846 centímetro para calcular o tamanho dos calçados.

Foi durante a Revolução Industrial que os europeus resolveram padronizar o tamanho dos calçados, para a medida equivalente a um grão de cevada. Sendo assim, o Reino Unido e várias colônias britânicas, entre elas os Estados Unidos, utilizam até hoje o ‘ponto inglês’ na hora de definir o tamanho de um sapato, sandália ou tênis.

Mas tem também o meio ponto, que é 0,423 centímetro, criado para facilitar a vida dos produtores e também dos consumidores, já que existem pés dos mais variados tamanhos.

O problema é que esta medida não foi adotada mundialmente. O Brasil, por exemplo, adotou o ‘ponto francês, criado no século 19 e esta medida é de 0,66 centímetros. Sendo assim, uma pessoa que usa calçado número 35, também pode adquirir um de número 37, se a medida for diferente, porém, o tamanho será o mesmo.

O Japão trabalha com outra medida, assim como é diferente em outros países. Por isso, ao comprar um calçado pela internet, é sempre bom verificar antes com a loja, como efetuar a troca caso o tamanho não fique bom.