A maneira como se dorme costuma variar entre cada indivíduo. Enquanto alguns pegam no sono facilmente estando de bruços, por exemplo, outros preferem descansar de barriga para cima ou na posição lateral, pois assim se sentem mais confortáveis para adormecer.
Além disso, também existem aqueles que adoram dormir completamente cobertos, enquanto outra parte da população sempre cai no sono com pelo menos os pés do lado de fora das cobertas. Apesar de parecer algo simples, esse detalhe na hora de adormecer faz muita diferença, isso é o que diz a ciência.
De acordo com estudos, dormir com os pés descobertos está diretamente ligado à qualidade do sono de uma pessoa. Isso porque se acredita que a temperatura baixa faz com que o indivíduo sinta-se mais sonolento do que quando o clima está quente.
Conforme o que declarou a Natalie Dautovich, que trabalha como professora de psicologia e é porta-voz da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono em português), dormir com os pés fora das cobertas faz com que a temperatura do corpo diminua, melhorando o relaxamento.
Ainda segundo a especialista, o excesso de calor geralmente atrapalha o descanso. Cientistas afirmam que, antes de adormecer, a temperatura do corpo começa a diminuir e que, nos estágios mais profundos do sono, o indivíduo fica geralmente a um ou dois graus abaixo do que de costume.
Diante das considerações dos cientistas, aqueles que dormem com os pés para fora dos lençóis devem continuar com o hábito para terem uma boa noite de sono.