O dia do divórcio entre duas pessoas marca uma nova fase na vida de ambos. Uma empresa de cosméticos decidiu mostrar a reação de ex-maridos ao verem suas ex-esposas maquiadas e produzidas no dia da assinatura do divórcio. De acordo com o site G1, após ser divulgado, o comercial causou controvérsias entre internautas.
A produção mostrava homens e mulheres dizendo quais teriam sido os motivos que os levaram à separação. Posteriormente, as mulheres surgiam maquiadas, pouco antes da ratificação do divórcio, deixando os ex-maridos sem reação. O comercial dividiu opiniões, com pessoas apontaram ser “machista” e outras concluindo que a iniciativa era “empoderadora”.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recebeu inúmeras reclamações para que o comercial fosse retirado do ar. O Boticário, empresa que organizou a produção, já tinha polemizado ao transmitir outros tipos de campanhas publicitárias, como no Dia dos Namorados, ao exibir casais homossexuais.
Sobre o comercial das mulheres maquiadas no dia do divórcio, a empresa acabou recebendo mais elogios do que críticas. “Comercial lindo! Quem passou por esse momento sabe o que se sente. A grande questão aqui é valorização da autoestima da mulher e se pra isso ela precisar fazer o cabelo, maquiagem e por roupas novas qual o problema?“, publicou uma internauta.
À época, a empresa se manifestou sobre a polêmica e afirmou que valorizava a beleza e a autoconfiança das mulheres, e que estas seriam estímulo para que pudessem superar dificuldades ao longo da vida.