Rio de 196 anos é esvaziado e o que encontram no fundo é assustador: ‘Socorro’

Quem participou da operação para a drenagem do canal Saint Martin, pôde ver de perto o que o homem é capaz de fazer com a natureza.

PUBLICIDADE

Em 2016, foi feita a drenagem do canal Saint-Martin em Paris, para limpeza do volume de lixo acumulado no fundo do rio. Há mais de dez anos não era feita a manutenção no canal. A vala por onde passam as águas do Saint-Martin se encontrava na ocasião com toneladas de objetos de várias espécies, poluindo o leito do rio.

A época foi retirada do canal, coisas que deixou quem participou do mutirão de limpeza perplexo. Aparelhos eletrônicos, motos, bicicletas e até um carro. Alguns dos achados no rio que mais chamaram atenção dos trabalhadores foi dois foguetes da Primeira Guerra Mundial e dois cofres de moedas de ouro.

Entre lama, lixo e lodo, foram removidos do local toneladas de resíduos com a ajuda dos trabalhadores. Os peixes que ainda sobreviviam a toda poluição do canal, foram removidos para que toda área fosse drenada. De acordo com o UOL, o rio Sena recebeu na ocasião a água drenada e os peixes. O trabalho durou cerca de três meses e foi realizado pela prefeitura da cidade.

Ainda de acordo com o UOl, a limpeza do Saint-Martin teria custado cerca de 9,5 milhões de euros. Foram drenadas uma área que possui 90.000 m3 de água, o que equivale a trinta e seis piscinas olímpicas. Para facilitar o serviço dos trabalhadores que recolheram os peixes do rio, foi deixado no mínimo 50 cm de água. Internautas publicaram em seus canais na web, vídeos com imagens da limpeza do canal. Quem assistiu esses canais pediu ajuda para salvar a natureza. “O Planeta pede socorro”

O local onde é situado o canal Saint-Martin, é considerado ponto de encontro de jovens com boa situação financeira, eles são conhecidos como “bobos”, boêmios e burgueses. O canal foi idealizado e projetado por Napoleão e inaugurado em novembro de 1825.