A atriz Françoise Forton faleceu neste último domingo (16) em decorrência de um câncer no útero, doença que vitimiza milhares de pessoas todos os anos no mundo. Essa não é a primeira vez que a artista da TV Globo enfrentou um tumor, sendo diagnosticada pela primeira vez em 1989 com um câncer de colo de útero.
Mesmo após ter sido curada e mantido segredo por cerca de dez anos, ela resolver falar sobre o tratamento da doença como uma forma de divulgar a prevenção da patologia. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer e o Ministério da Saúde, é recomendado que todas as pessoas que tenham útero façam o exame preventivo aos 25 anos.
Prevenção do câncer de útero
A prevenção da doença está relacionada com a diminuição do risco de contágio do vírus HPV, que pode acontecer por via sexual. Sendo assim, o uso de preservativo durante o ato é um dos meios de se prevenir contra a doença. Além disso, há uma vacina contra o HPV, que deve ser tomada por meninas e meninos.
Sintomas e sinais do câncer de útero
A doença tem desenvolvimento lento, podendo não mostrar sinais em sua fase inicial, por isso a importância dos exames. Nos casos avançados pode acontecer sangramento vaginal intermitente ou depois de ato sexual. Há casos em que há secreção anormal e dor na região do abdômen, associada com queixas urinárias ou de intestino.
Tratamento do câncer de útero
Cada caso deve ser orientado e avaliado por um médico. Dentre os tratamentos mais indicados contra a doença estão a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo da idade, tamanho e fatores pessoais do paciente.
Alguns casos podem indicar a presença de uma lesão precursora, nessas situações deverá ocorrer o tratamento ambulatorial da pessoa, através de uma eletrocirurgia.