Policiais ouvem idosos chorando copiosamente dentro de casa por motivo comum em muitas famílias

Idosos de 84 e 94 anos de idade choravam em um pranto dilacerante e situação deles é muito comum.

PUBLICIDADE

Quatro policiais foram até uma residência após a ligação de vizinhos denunciando gritos e choros procedentes de um dos domicílios que fazem parte de um conjunto residencial. A casa fica em Roma e o caso aconteceu em junho de 2016, mas agora está ganhando novas repercussões na internet.

Os policiais testemunharam uma triste situação, que acontece em muitas famílias, e ficaram boquiabertos pelo motivo. O casal de idosos choravam copiosamente por conta da solidão. Quem estava em um pranto dilacerante era Jole, de 84 anos e seu esposo, Michele (se pronuncia Mikéle em italiano).

Por conta das férias, grande parte da vizinhança não estava em casa e o residencial estava mais vazio do que o costume. Além de estarem tristes por conta dessas razões, eles também estavam tristes e preocupados por conta das notícias terríveis que viam na televisão e que estava acontecendo pelo mundo.

Solidão afeta a qualidade de vida do idoso

Uma das maiores aflições que as pessoas têm é a de ficarem sozinhos quando chegam na idade. A configuração familiar mudou através dos anos e hoje muitos idosos moram sozinhos ou com apenas um familiar, que passa praticamente o dia todo fora de casa.

As consequências da solidão podem afetar a saúde mental, além de danos físicos. O idoso pode ter aumento de hormônios que causam o estresse e as inflamações. Sendo assim, pode aumentar o número de doenças do coração, demência, diabetes e até depressão.

O idoso precisa manter uma rotina saudável, como atividades físicas na companhia de outras pessoas para diminuir os efeitos da solidão. As redes sociais também estão contribuindo para evitar esses momentos sozinhos, encurtando a distância entre os membros das famílias.