Fim da vida na Terra? Sexta extinção em massa já ocorre no planeta por causas não naturais

Estudo mostra que a sexta extinção está acontecendo no planeta Terra e por causa não naturais.

PUBLICIDADE

A vida no planeta Terra teve em seu histórico cinco grandes eventos que proporcionaram uma extinção em massa. Especialistas no assunto tem se convencido cada vez mais que pode estar acontecendo um sexto evento desse tipo no momento. De acordo com os cientistas, a causa desse fenômeno é inédita.

A explicação pode ser feita de forma simples: as espécies do planeta estão em rota da extinção a uma taxa bem maior do que deveria ser esperado de forma natural. De acordo com os especialistas, esses sinais são bem claros e mostram uma perturbação sistêmica, que desta vez, são os seres humanos.

Quem lidera a pesquisa é a University of Hawaii, publicada no dia 10 de janeiro na revista científica Biological Reviews. O estudo mostra que, ao contrário dos outros períodos com causas naturais, o atual evento de extinção em massa está sendo provocado pela ação dos seres humanos.

O estudo considerou uma grande lista de espécies de animais que estão sendo ameaçadas de extinção. Na pesquisa foram listados também os animais invertebrados, os quais não eram considerados em outras pesquisas.

Mesmo que alguns cientistas neguem ocorrer a extinção apontada, Robert Cowie, principal autor do levantamento, explica que os altos números de extinção e a diminuição da variedade da biodiversidade estão todas bem registradas.

Os membros da comunidade científica que negam o evento se fundamentam em tendências de encarar esse apontamento considerando apenas mamíferos e aves. Contudo, o estudo aponta que é preciso considerar os invertebrados também, pois fazem parte da maior parcela da biodiversidade e que esse cenário é considerado grave.