Você fica segurando o xixi? Quando souber disso vai parar com esse hábito imediatamente

É importante esvaziar a bexiga quando ela atingir metade da capacidade; entenda.

PUBLICIDADE

Às vezes, na correria do dia a dia, não sobre tempo para fazer muita coisa. Até mesmo as necessidades básicas para os seres humanos costumam ser deixadas em segundo plano quando se está apressado para finalizar determinada atividade.

Uma das necessidades que acabam sendo privadas é a de fazer xixi. Mas muitos não sabem que esse hábito pode acabar sendo extremamente prejudicial para a saúde, como você verá.

De acordo com o médico Dráuzio Varella, quando uma pessoa segura a urina por tempo demais, ela pode ter grande risco de ser acometida por uma infecção urinária, problema que geralmente ocorre quando uma bactéria adentra a bexiga por meio da uretra.

O ato de urinar é um dos sistemas de defesa do organismo, pois limpa o canal e elimina a maior parte das bactérias que possam ter entrado na bexiga. Se, por outro lado, a pessoa segura muito tempo o xixi, as bactérias se multiplicam e o sistema de defesa não dá conta“, explica o médico. 

Vale ressaltar que infecção urinária tem mais facilidade de acometer mulher porque sua uretra é mais curta, facilitando a entrada da bactéria causadora do problema. Além dessa condição, existe outra também causada pelo hábito de segurar a urina por muito tempo.

Quando o xixi fica muito tempo sem ser liberado, a bexiga acaba esticando e isso aos poucos vai provocando um quadro de incontinência urinária, já que a bexiga não consegue mais ter capacidade para segurar o líquido.

Em resumo, o mais recomendado é esvaziar a bexiga sempre que ela estiver com metade da capacidade ocupada.