Uma das coisas que mais deixam os novos pais impacientes é quando o bebê não consegue dormir bem a noite. Quando isso acontece, acaba afetando toda a rotina da família, que na maioria das vezes não consegue descansar. Um dos mais comuns questionamentos dos pais, depois que o bebê nasce, é quando vão conseguir voltar a dormir bem.
Os primeiros meses do bebê costumam ser os mais difíceis para os pais de primeira viagem. Isso porque é nesse período que a criança começa a se acostumar a não estar mais na barriga pode trocar o dia pela noite. Assim, é nessa fase que os bebês precisam estabelecer uma rotina de alimentação e sono.
Vale ressaltar que a rotina de sono não começa apenas poucas horas antes do bebê dormir, mas desde o primeiro momento do dia. Todas as variáveis do dia resultam em uma boa noite de sono ou não do seu bebê, então fique atento ao que seu filho faz durante todo o dia. O que ele comeu, se ficou exposto às telas, se conseguiu cochilar a tarde, tudo influencia o modo como ele vai dormir de noite.
Dicas para seu bebê dormir bem
A primeira dica é reconhecer os sinais de sono do bebê. Cada criança é diferente, mas existem indícios de sono no bebê, que muitos pais não conseguem perceber. Se seu filho está agitado, movimentando muito as pernas e braços, excessivamente risonho, com o olhar fixo para as coisas ou esfregando o rosto, orelhas e cabeça, essa é a hora de colocar ele para dormir.
Não espere seu bebê chegar ao nível máximo de estresse, ao ponto de chorar, para colocá-lo para dormir, pois isso pode prejudicar seu descanso. Procure criar uma rotina para seu bebê, parece clichê, mas quando os pais criam uma rotina, antes do bebê descansar, acabam acostumando a criança com a ideia que, depois daquele ritual, ela pode descansar tranquilamente.
É claro que não é do dia para a noite, mas, quanto mais cedo e mais frequente for essa rotina, mais rápido seu filho vai se acostumar a dormir naquelas condições. Então busque criar horários regulares para colocar seu filho para dormir.
Assim como a rotina do sono, ter um horário específico para dormir auxilia seu bebê a criar o hábito do sono e ajuda os pais a descansarem também. A partir dos dois meses o bebê, a maioria já começa a diferenciar o dia da noite, é nesse momento que a rotina precisa estar estabelecida na vida da criança.
Uma rotina de sono é muito importante
Os cochilos durante o dia são fundamentais para que seu bebê consiga dormir bem à noite. Muitos pais acreditam que, se impedirem as crianças de dormir durante o dia, terão uma noite de sono mais tranquila; mas estão completamente enganados. Quando seu bebê não dorme a tarde, acaba acumulando o sono, e uma criança com sono fica estressada, o que pode prejudicar a dormida da noite do bebê.
Se atente às condições do ambiente. Durante o dia, deixe a casa iluminada e mantenha a rotina da família o mais normal possível. Já durante a noite, para que o bebê consiga dormir bem e por várias horas, ele precisa estar limpo, alimentado, sem calor e sem barulho excessivo; então crie essas condições no quarto de seu filho toda noite: diminua as luzes da casa, pare com as brincadeiras agitadas e deixe o ambiente tranquilo para o seu bebê.