Uma criança de apenas 6 meses de vida precisou ser levada para o hospital, às pressas, depois de ter recebido um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Era para o bebê ser vacinado com a pentavalente, e a mãe ficou desesperada.
O caso aconteceu na cidade de Altinópolis, São Paulo, e a mãe – que preferiu não ter o nome revelado – disse que levou a filha ao posto de saúde, no último dia 17, para que ela pudesse receber a vacina que oferece proteção contra meningite, coqueluche, hepatite e tétano. Mas a criança recebeu o equivalente a seis doses contra a Covid-19.
“Quando a gente estava indo embora, ela [técnica de enfermagem] me chamou e disse que tinha aplicado uma vacina errada nela. Na hora que ela foi jogar o frasco fora, ela viu que era o frasco da Pfizer conta a Covid e que tinha aplicado nela [bebê]”, disse a mãe, em uma entrevista ao portal G1.
No mesmo instante, a técnica acionou a Vigilância Sanitária e também chamou a médica que estava de plantão no posto de saúde para que pudesse verificar se a criança estava bem. O bebê foi levado para o Hospital das Clínicas, na cidade de Ribeirão Preto, e ficou internado por três dias, para que a equipe certificasse que nada de mais grave aconteceria.
A mãe contou que na hora ficou muito assustada, que mil coisas passaram por sua cabeça e que, no hospital, a filha foi submetida a uma série de exames. Os médicos verificaram a respiração da pequena paciente, a temperatura e também a frequência cardíaca.
Felizmente, no dia 21 deste mês, a criança recebeu alta. Mas equipes do posto de saúde estão indo à residência para acompanhar o caso. A mãe está mais aliviada, já que a filha não apresentou nenhuma reação grave.