10 sintomas que podem ser de câncer infantil; pais jamais devem ignorar

O diagnóstico precoce da doença é primordial para aumentar as chances de cura do câncer.

PUBLICIDADE

Tiago Leifert e a esposa Daiana Garbin anunciaram que a filha de um ano, a pequena Lua, está com câncer. O tumor da pequena é um câncer raro que se desenvolve na retina e se chama retinoblastoma. Como a criança é pequena foi extremamente importante a atenção dos pais. Inclusive, Daiana contou que foi o marido que percebeu que havia algo de errado com os olhos da filha.

São vários os tipos de tumor maligno que podem afetar os pequenos. Os sintomas do câncer infantil dependem da região e do grau de invasão do órgão que foi afetado. Um dos sinais principais que acende o alerta dos pais que o filho pode ter alguma doença é o emagrecimento sem motivo aparente. Principalmente, quando a criança come bem, porém continua perdendo peso.

O diagnóstico da enfermidade é realizado depois de exames completos. Esses exames servem para poder confirmar o diagnóstico, mas também auxiliar a descobrir qual o tipo de tumor, o real estado e se há metástases (quando o câncer se espalha para outros órgãos). As informações são cruciais para que o médico determine o melhor tratamento para cada situação.

O tratamento do câncer infantil pode incluir procedimento cirúrgico, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce aumentar as chances de cura da doença.

Conheça os principais sintomas de câncer em crianças

  • Manchas roxas ou sangramentos nas gengivas ou nariz;
  • Febre baixa sem motivo aparente com duração maior que oito dias;
  • Ínguas maiores que três centímetros, endurecidas, indolores e com crescimento lento;
  • Dor no corpo ou ossos, que deixa a criança desanimada querendo ficar deitada boa parte do tempo;
  • Aumento do abdômen acompanhado e dor ou não, prisão de ventre, diarreia e vômitos;
  • Volume dos olhos aumentados;
  • Vômito e dor de cabeça prolongada que pode estar acompanhado de problemas na visão ou da marcha;
  • Sinais precoces de puberdade;
  • Sangue na urina.

Se os pais perceberem algum desses sinais é importante buscar ajuda de um médico o mais rápido possível. Somente o profissional pode dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento.