Vitiligo em crianças: como identificar os primeiros indícios da condição; pais devem ficar atentos aos sinais

A condição provoca manchas brancas na pele, sendo importante buscar ajuda médica para tratamento adequado.

PUBLICIDADE

Quando surge alguma mancha branca na pele, a maioria das pessoas pensa logo em vitiligo. Aliás, a participante Natália do Big Brother Brasil 2022 tem a condição. Para quem não sabe, é uma enfermidade genética e autoimune que provoca manchas brancas na pele. Isso acontece devido à redução ou desaparecimento de melanócitos.

Os melanócitos são as células responsáveis por formar a melanina, o pigmento que dá cor a pele. O problema pode estar relacionado a hereditariedade, pois 30% dos casos os pacientes possuem familiares com a mesma condição. É importante ter atenção aos sinais que podem surgir em qualquer idade, inclusive na infância.

A especialista no assunto, a dermatologista Luciana Passoni, explica que é estimado que 50% dos casos ocorra antes dos 20 anos e 25% antes dos 10 anos de idade. Portanto, é necessário que os pais fiquem atentos para poder identificar qualquer tipo de alteração e dar início ao tratamento antes de qualquer agravamento.

As manchinhas podem surgir em qualquer região do corpo, mas principalmente costumam atingir regiões de atrito, como cotovelos, mãos, braços e pés, além do rosto. A área que é afetada não apresenta dor ou incômodo, porém é preciso o tratamento adequado para que não aumente de tamanho. Vale ressaltar que a condição pode acometer qualquer fototipo de pele.

O que é vitiligo?

A origem da enfermidade não é certa, as causas não tem uma forma explícita. Infelizmente, também não existe uma maneira de evitar a condição. Contudo, o começo do problema pode ter relação a traumas emocionais ou manifestações autoimunes.

Tipos de vitiligo

Existe o vitiligo segmentar ou bilateral, sendo mais frequente e grave. É comum que as manchinhas apareçam nas duas partes do corpo. No geral, surgem com uma incidência maior nos pés, mãos, boca e nariz.

Esse tipo também se manifesta nos dois lados do corpo. Já o unilateral ou segmentar costuma acometer crianças. As lesões são isoladas ficando mais evidentes em um lado do corpo. É preciso ficar atento, pois a condição pode surgir de forma inesperada, especialmente em indivíduos com predisposição genética.