Como pais podem identificar o retinoblastoma, câncer raro nos olhos que atacou a filha de Tiago Leifert

Câncer raro pode ser identificado com alguns sutis sinais que os pais precisam estar sempre atentos.

PUBLICIDADE

Tiago Leifert foi às redes sociais, na última sexta-feira (28), abrir o jogo sobre a condição de sua filha, Lua, de apenas um ano de idade. Segundo o apresentador, os médicos especialistas diagnosticaram sua filha com retinoblastoma, um tipo raro de câncer que afeta os olhos, sendo mais comum em crianças de até cinco anos de idade.

Durante entrevista ao Fantástico, no domingo (30), Tiago deu detalhes de como descobriu que o olho da filha não estava normal. Segundo o apresentador, o olho de Lua tremia, e, enquanto Tiago a pegava no colo, percebia que a pequena não o olhava diretamente, mas de lado. Os dois sinais foram o suficiente para que ele e Daiana corressem para o médico, a fim de descobrir o que estava acontecendo. 

Rapidamente, o oftalmologista percebeu o problema e adiantou que tratava-se de algo sério. Pouco tempo depois o diagnóstico: Lua estava com retinoblastoma. O câncer raro se manifesta com alguns pequenos sinais, que precisam ter a atenção dos pais nos primeiros anos de vida.

Como identificar o retinoblastoma

Segundo os especialistas ouvidos pelo Fantástico, os olhos da criança podem apresentar um brilho diferente, comparado ao dos olhos dos gatos ou mesmo ao flash de uma fotografia na região ocular. 

Um sinal também é o estrabismo, podendo ser com olhos desviados ou ligeiramente tortos. Também são percebidos movimentos irregulares ou trêmulos nos olhos de crianças, o que pode se tornar um indicativo, tal qual Lua, filha de Tiago Leifert.

Caso os pais notem algum desses sinais em crianças pequenas, sobretudo menores de cinco anos, os médicos aconselham que a paciente seja levada a uma consulta com oftalmologista. Este tipo raro de câncer nos olhos atinge de 200 a 300 crianças no Brasil. Suas causas, no entanto, seguem um mistério para os especialistas da área.