Estudo mostra qual chocolate faz bem à saúde e deixa muitas pessoas animadas

Ir ao supermercado e encher o carrinho de chocolates não é bem a melhor forma de cuidar da saúde, é preciso saber qual escolher.

PUBLICIDADE

Quase todo mundo gosta de chocolate, dificilmente se encontra alguém que não costuma consumir esse alimento de vez em quando, ou quase que diariamente. O problema é que para muitos o chocolate faz mal, engorda, pode causar doenças e por isso preferem evitá-lo.

Mas a Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, realizou uma pesquisa que certamente vai deixar muita gente animada. É que o alimento é rico em flavonóis, um tipo de flavonóide e isso é benéfico para a saúde. Essas estruturas químicas estão presentes nas plantas e garantem proteção contra os insetos, fungos e também as protegem dos raios ultravioletas.

Nos seres humanos, os flavonoides funcionam como antioxidante, garantindo uma melhor saúde e atuando na prevenção de várias doenças, inclusive cardíacas e inflamatórias. Mas há alguns detalhes que precisam ser observados, por exemplo, o chocolate deve ser o amargo e mesmo assim não deve ser consumido em grandes quantidades.

Quem come chocolate todos os dias pensando que está cuidando da saúde, pode ganhar um peso extra e enfrentar doenças futuramente. Os pesquisadores explicaram que não são todos os chocolates que são ricos em flavonóis, apenas aqueles que contam com alto teor de cacau, ou seja, os mais amargos.

O chocolate branco, muito apreciado pelas pessoas, é produzido com manteiga do cacau e não traz benefícios à saúde. Também é preciso evitar bombons e chocolate em barra porque são pobres em flavonóis e ricos em gordura e açúcar.

O importante é saber que o chocolate amargo é um aliado da saúde, sendo consumido em pequenas porções, aliado a uma alimentação rica em verduras, frutas, legumes e claro, atividade física.