Menina de 4 meses é encontrada sem vida ao ser amamentada; falecimento súbito infantil atinge bebês

Falecimento súbito infantil atinge bebês com menos de 1 ano de vida e acontece durante o sono noturno.

PUBLICIDADE

A pequena Thamires Vitória Silva dos Santos, de apenas quatro meses, foi encontrada sem vida ao ser amamentada durante a madrugada da última sexta-feira (28). A Polícia do município está investigando o caso do falecimento, que segue como ‘indeterminado’.

Os pais alegam que a menina não apresentava nenhum batimento cardíaco e estava com sangue na boca quando a mãe foi amamentar a filha às 3h da madrugada. Não foi realizado nenhum exame adequado que possa ter identificado o motivo do falecimento até o momento.

O pai da bebê, Ronaldo dos Santos, conta que a filha acordava durante a madrugada para mamar, porém, naquela noite isso não aconteceu e eles não a ouviram chorar. Ele disse que a menina era alegre e ninguém sabe o que pode ter levado a isso.

Síndrome da morte súbita do lactente

A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é quando um bebê falece sem nenhuma causa aparente, sendo essa a principal causa do falecimento de bebês com menos de 1 ano de vida, que geralmente acontece durante o sono noturno.

As principais causas que podem levar a isso são o atraso da maturidade do tronco cerebral, dormir com pais ou irmão, por dormir na posição de bruços ou de lado, calor excessivo onde a criança dorme, ou ainda, a mãe que fuma durante a gravidez ou após o parto.

Como forma de evitar o problema, o bebê deve ser colocado para dormir de costas, com a barriga para cima e evitar que ele vire. Não pode deixar a criança em carrinho ou bebê conforto por muito tempo e tirar do seu alcance qualquer objeto que possa sufocar. Mantenha uma boa temperatura no ambiente, não coloque excesso de roupas e não fume durante o parto ou após o nascimento. Por fim, converse com o pediatra do seu filho sobre maneiras de prevenir a SMSL.