Segundo o Boletim dos Cientistas Atômicos, faltam apenas 100 segundos para a meia-noite no Relógio do Juízo Final, um alerta para a humanidade tomar providências urgentes e assim tentar evitar uma catástrofe.
Para os cientistas não há dúvidas de que o mundo nunca esteve tão próximo de um apocalipse. A organização sem fins lucrativos é formada por especialistas de várias áreas, além de acadêmicos que ficam analisando as ações do ser humano e o estrago que elas fazem no planeta.
Há mais de 7 décadas essa organização se reúne todos os anos e divulga um relatório informando teoricamente, quanto tempo falta para ocorrer uma grande catástrofe na Terra.
Foi assim que surgiu o Relógio do Juízo Final e o tempo vai sendo ajustado à medida que os especialistas analisam os fatos e deduzem quanto falta para que a civilização possa enfrentar um extermínio.
Guerras nucleares e mudanças no clima são fatores que colocam a humanidade em risco. Em 2020 esse ‘relógio’ foi ajustado e mostrou faltarem 100 segundos para a meia-noite e dois anos depois os cientistas lamentam que nada foi feito para que os ponteiros fossem movidos para trás.
Segundo o Boletim, não tem como ver o futuro do planeta Terra com boas perspectivas e que o mundo hoje enfrenta um dos momentos mais perigosos de todos os tempos. Ainda segundo dados do Boletim, as maiores ameaças são as armas nucleares, pandemia causada pela Covid-19, falta de informação para a população e as ineficientes políticas climáticas.
A esperança desta organização é que o alerta consiga fazer com que as pessoas se preocupem mais com os problemas que colocam a humanidade em risco e algo de concreto seja realmente feito.