Há quem não goste de MMA, a conhecida arte marcial mista, devido à violência. Com chutes, socos, voadoras e outros golpes, a luta costuma machucar os participantes. Em alguns casos, o octógono fica repleto de sangue no chão, em uma cena bem pesada.
Por outro lado, há aqueles que gostam desse esporte e entendem que os lutadores que estão ali são treinados para isso e preparados para o que der e vier. Atualmente, organizações como o UFC, entre outras, têm diversas regras.
Uma delas é a categoria por pesos. Na década de 1990, não havia categorias no MMA. Cena parecida com que era vista antigamente aconteceu nesta semana, na Rússia, no evento Epic FC. Mas dessa vez o negócio foi além porque colocou frente a frente um homem e uma mulher.
Do Pride 3 ao Epic FC
Em 1998, o Pride 3 colocou frente a frente Emmanuel Yarbrough, de 313 quilos, contra Daiju Takase. A diferença de tamanho dos dois chamou a atenção. O fato ficou mais evidente com a vitória de Daiju por nocaute. No Epic FC desta semana o confronto foi entre Aleksandra Stepakova, peso-palha, categoria que varia entre 48 e 52 quilos, e Grigory Chistyakov, de 240 quilos.
massive Grigory Chistyakov vs female strawweight Aleksandra Stepakova ends in a decision. you can see on Aleksanda face no fake punches here . #popMMA pic.twitter.com/5kh3rKEl64
— Matysek (@Matysek88) February 9, 2022
No vídeo acima, postado no Twitter, é possível ver alguns dos momentos da luta. Na maior parte do combate, Stepakova tentou se desviar do oponente cinco vezes mais pesado que ela. Foi difícil para a mulher, que foi encurralada em alguns momentos. Ela resistiu, seguiu firme até o fim e a decisão do vencedor ficou nas mãos dos juízes. O gigante Chistyakov saiu vencedor.