Já imaginou descobrir que o batismo que recebeu na igreja católica, quando ainda era bebê foi invalidado, pois o padre utilizou a palavra errada para realizar o sacramento? Foi o que aconteceu com milhares de pessoas que foram batizadas pelo padre Andrés Arango.
Padre usou a frase errada nos batismos por 25 anos
Após mais de 25 anos de sacristia, o padre foi surpreendido pela notícia que os batismos que realizou em todo o seu ministério seriam invalidados, pois, ao declarar a pessoa batizada ele colocava o pronome ‘nós’ no lugar de eu. O padre batizava os bebês com a seguinte frase: “Nós vos batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo“.
Mas, a vigilância da liturgia de culto do Vaticano afirmou que não é a comunidade católica quem batiza as pessoas e sim Cristo, representado pelo padre, sendo assim, os batismos realizados com o pronome ‘nós’ foram invalidados.
Os batismos foram anulados
Diante de toda a confusão, o padre decidiu renunciar ao seu cargo de reverendo na Igreja Católica de São Gregório em Phoenix. Ele pediu perdão aos fiéis por utilizar a fórmula incorreta nos batismos realizados por ele nos últimos 25 anos. Além da igreja em Phoenix, o padre Arango também serviu em São Salvador, Bahia (década de 90) e na Califórnia.
O bispo de Phoenix disse aos fiéis que se sentirem prejudicados ou que não se sentirem batizados, serão realizadas as providências para que eles retornem a comunhão da igreja.
“Eu não acredito que Andrés tinha qualquer intenção de prejudicar os fiéis ou privá-los da graça do batismo e dos sacramentos. Em nome de nossa igreja local, também lamento sinceramente que esse erro tenha resultado já interrupção da vida sacramental de vários fiéis”, disse o bispo Thomas Olmsted.