Câncer na língua: esses são os sintomas da doença que jamais devem ser ignorados

É importante procurar um médico caso perceba que apresenta os sinais da enfermidade.

PUBLICIDADE

O câncer é uma doença perigosa, que pode atingir diversas partes do corpo, como mama, cabeça, pulmão, olho, intestino etc. E esse problema também pode ocorrer na língua. O cancro de língua é um raro tumor de pescoço e cabeça, que acontece na maioria das vezes em indivíduos adultos. Ele pode ser provocado por uso de tabaco e também devido à falta de higienização bucal adequada.

O tumor na língua pode ser notado, tanto na parte superior quanto na inferior. Assim como a maioria dos cânceres, esse também costuma dar alguns sinais aos quais o indivíduo deve estar bastante atento para tomar os devidos cuidados o quando antes.

Entre os principais sintomas que aparecem em uma pessoa com câncer na língua são manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região. Elas são costumam sumir com o passar do tempo e geralmente são doloridas.

Outro sinal de câncer na língua é a dor incessante no membro, que pode incomodar bastante. Quem está acometido pela doença também tem chance de sentir desconforto na hora de fazer a mastigação e de engolir os alimentos.

Os sinais do câncer de língua são geralmente notados somente quando a doença já está avançada, dificilmente sendo percebidas no estágio inicial, o que torna difícil a identificação. Apesar de ser um sintoma comum, o mau hálito também pode ser indicativo do cancro.

Sangramentos na língua durante a mastigação ou a mordida é outro sinal de que o indivíduo pode ter câncer. Sentir o órgão dormente sem um motivo aparente chega a ser um dos sintomas de cancro na língua, assim como caroços que não desaparecem ao longo do tempo.

Caso o indivíduo esteja com os sinais citados acima, é importante procurar um médico para realizar os devidos exames.