Vídeo – Médico responde pergunta de leitor desesperado: ‘Parei de tomar o meu antidepressivo, o que fazer?’

O psiquiatra Jairo Bouer explica o mal que pode acarretar, quando uma pessoa interrompe o tratamento com o antidepressivo por conta própria.

PUBLICIDADE

Recentemente, um médico ajudou a sanar uma dúvida importante de um leitor, ele estava preocupado, pois, havia parado de tomar o antidepressivo sem procurar a ajuda de um especialista. De acordo com o UOL, o paciente contou que suspendeu o remédio de uma hora para outra.

O doutor contou, que após o leitor interromper o tratamento com o antidepressivo, ele passou a se sentir-se mal, ficou com os nervos à flor da pele, sem saber como agir. “Muito ansioso e achando que tudo vai dar errado, o que fazer?”, perguntou o leitor. Ainda de acordo com o médico, pensamentos ruins e a sensação de que tudo estava desabando, invadiu a mente do paciente. Por isso, ele resolveu perguntar ao médico se a interrupção brusca da medicação estava lhe causando do mal.

O doutor considerou a pergunta importante, pois, ela mostra que a pessoa que faz uso de remédio, com efeito no sistema nervoso central, não deve interromper o tratamento por conta própria, sem consultar um profissional de saúde. O profissional ainda explicou que esses tipos remédios só podem ser prescritos por um médico, que irá acompanhar a evolução do tratamento junto ao paciente. Parar com a medicação por conta própria é perigoso e pode causar sérios desconfortos ao paciente.

“Por isso que, para retirá-los, o médico precisa supervisionar”. “É fundamental buscar suporte do profissional de saúde”, ressaltou Bouer, acrescentando que o desmame da medicação tem que ser feito gradualmente. Os efeitos colaterais podem acontecer, apresentando sintomas de ansiedades e depressão, Por isso, importância do acompanhamento médico durante o uso dos antidepressivos.