A presença de placas é uma dos sintomas mais comuns de infecção na garganta. A faringite aguda pode surgir como resultado da condição. Para ter um diagnóstico correto é necessário consultar um médico para uma melhor avaliação.
Mas, será que há possibilidade de detectar as placas e fazer alguma coisa para eliminar? O ideal é sempre buscar ajuda de um profissional de saúde para que o diagnóstico correto seja dado e a pessoa consiga fazer o tratamento adequado conforme prescrição.
Esse artigo vai mencionar cinco possíveis sinais de que há placas na garganta.
Dificuldade para engolir
A dificuldade para conseguir engolir e a sensação de dor intensa na região da garganta, é um dos indícios de que há placas. Caso seja uma infecção bacteriana, as placas serão muito numerosas e a dor penetrante e incômoda, sendo necessário buscar ajuda de um médico.
Dor de ouvido
Caso seja uma infecção por vírus, o paciente pode sentir dor na região da mandíbula e cabeça, por causa da inflamação que acomete os ouvidos. O tratamento precisa de remédios adequados. Portanto, é necessário consultar o médico.
Mau hálito
Caso seja uma condição persistente, pode ser um sinal de placas na garganta. Segundo o Centro de Saúde Coronel de Palma em Móstoles (Madri), é comum o sintoma em alguns casos de infecção provocada por estreptococos.
Gânglios do pescoço
A inflamação dos gânglios do pescoço precisam ser examinados, pois com o contato durante o exame o local vai doer se estiver inflamado. É necessário o uso dos dedos com movimentos circulares atrás da orelha para examinar o local de forma adequada.
Pontos vermelhos na língua
O surgimento de pequenos pontos vermelhos na língua, próxima à garganta, com uma cobertura granulosa, é um dos indicativos de inflamação da garganta devido à faringite estreptocócica.