Bebê recebe transplante duplo inédito que pode revolucionar a medicina no mundo

Bebê de seis meses recebeu transplante do coração e do timo que pode mudar cirurgias para sempre.

PUBLICIDADE

O pequeno Easton Sinnamon foi submetido a um tipo inédito de transplante que pode mudar para sempre a história da medicina. Ele recebeu em agosto de 2021, quando tinha apenas seis meses de vida, um transplante de coração e do timo – órgão achatado e pequeno que fica na frente do coração.

Esse pequenino órgão tem um papel fundamental no sistema imunológico das pessoas. Em bebês ele é relativamente maior do que em adultos, pois vai perdendo o tamanho conforme há o crescimento normal do corpo. Exames realizados comprovam que o novo timo de Sinnamon está funcionando perfeitamente bem.

O bebê foi candidato desse transplante inédito e experimental porque sofria de dois problemas de saúde. Além de alguns defeitos no coração, ele tinha infecções recorrentes, pois o órgão responsável pela defesa imunológica não estava funcionando como deveria. Os seus sete primeiros meses de vida foi dentro de um hospital.

Transplante revolucionário

Esse procedimento duplo tem o potencial de mudar a rotina dos transplantes de órgão sólidos, de acordo com o médico que fez tal cirurgia, Joseph Turek. O coração e o timo foram captados de um mesmo doador, aumentando a expectativa de que o sistema imunológico do receptor fosse o mesmo de quem doou.

Com essa dupla implantação de novos órgãos o timo pode reconhecer por si só o coração. Essa informação foi divulgada por um vídeo feito por Joseph Turek para o hospital da universidade onde a cirurgia foi realizada. 

Essa abordagem de transplante duplo já tinha acontecido de forma promissora em experimentos com animais, inclusive em um laboratório do médico, mas ainda não tinha sido testada em um receptor de órgão vivo. A ideia agora é começar a usar essa tolerância imunológica nos próximos transplantes.