Homem é diagnosticado com língua preta e peluda; doença pode estar associada a consumo excessivo de chá e café

O caso causou surpresa aos médicos, que coletaram amostras para identificarem as possíveis causas da doença.

PUBLICIDADE

Um caso raro ocorreu com um homem de 50 anos na Índia. De acordo com o Jornal Extra, o paciente procurou o hospital após apresentar uma coloração escura na língua associada à presença de pêlos. O caso foi diagnosticado pelos médicos como “língua preta peluda”. As partes próximas à linha média e a parte de trás da língua do homem estavam comprometidos.

O caso foi publicado pela revista científica “JAMA Dermatology”, da Associação Médica Americana. Ao receberem o paciente, os médicos coletaram amostras de saliva e muco para identificar se o aspecto da língua poderia estar associado a fungos ou bactérias, mas a hipótese foi descartada.

O homem teria sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), meses antes do aparecimento dos sintomas. Seus cuidadores teriam observado a mudança de coloração em sua língua, e o orientaram a procurar auxílio médico. O homem estava se alimentando de forma líquida e pastosa devido ao AVC.

Examinado, o paciente também não apresentava estado febril e estava consciente. Por fim, os médicos confirmaram o diagnóstico de uma doença conhecida como lingua villosa nigra. Os médicos teriam orientado o paciente acerca de práticas simples de higiene bucal e os sintomas desapareceram em menos de um mês.

Possíveis causas

De acordo com a revista científica, práticas alimentares e de higiene podem estar diretamente relacionadas ao surgimento da doença. Consumo excessivo de café, chá, bebida alcoólica, cigarro e alguns medicamentos são apontados como causadores da língua preta peluda.