As enfermidades que acometem o trato respiratório apresentam sinais muito parecidos. Por causa da pandemia do coronavírus, os pais tem uma preocupação maior com os pequenos quando começam a ter sintomas como tosse, nariz escorrendo e falta de apetite. No entanto, esses sintomas também podem estar relacionados a Covid-19, crise alérgica e gripe.
Vale frisar que para ter o diagnóstico correto é necessário que o paciente seja submetido a exames laboratoriais. As especialistas Ana Loch, infectologista, e a Doutora Maura Neves, otorrinopediatra, falaram sobre os sintomas considerados mais comuns de cada uma das doenças e como proceder em cada situação.
Gripe
Os sintomas da gripe são falta de apetite, coriza, calafrios, febre alta, cansaço e tosse. No geral, a pessoa fica entre 5 e 7 das contínuos com os sintomas, sendo que eles são mais intensos nos primeiros dias e com o passar do tempo vão se amenizando. O ideal é fazer uso de descongestionantes nasais e antitérmicos, pois eles ajudam a aliviar o desconforto causado pelo quadro. Contudo, vale ressaltar a importância da prescrição de medicamentos ser feita pelo profissional da área.
Como a pandemia continua vigente é extremamente importante buscar ajuda de um pediatra e ficar em isolamento até que saiu o resultado revelando se é influenza ou Covid-19
Alergia
Os sintomas da crise alérgica englobam espirros, coriza, coceira no nariz e olhos. O quadro alérgico dificilmente vem acompanhado de febre. A situação pode estar associada com fatores ambientais, como mudanças de temperatura e poeira. O paciente pode ser acometido com os sintomas cerca de três dias, durante o outono e inverno. Uma dica para melhorar a condição é deixar o ambiente ventilando. Realizar lavagem no nariz com soro fisiológico auxilia no alívio do quadro.
Dependendo da situação é importante buscar ajuda de um pediatra que vai avaliar a necessidade do uso de medicamentos antialérgicos.
Covid-19
Além do paciente apresentar sintomas gripais, também pode apresentar perda de paladar, olfato, diarreia, náusea e vômito. O quadro costuma durar em torno de 5 a 10 dias contínuos, porém vale ressaltar que nem sempre com todos os sintomas ao mesmo tempo. O melhor a fazer é o isolamento até que o teste de Covid fique pronto. Se houver dificuldade respiratória, chiado no peito e febre prolongada buscar ajuda médica imediatamente.