Diabetes emocional: o que é, sintomas e tratamento da doença que acometeu filho de Marília Mendonça

Ruth Moreira revelou durante uma entrevista que o neto desenvolveu a condição após a morte da mãe.

PUBLICIDADE

A mãe da saudosa Marília Mendonça, Ruth Moreira, abriu o coração durante uma entrevista concedida ao jornalista Leo Dias, colunista do portal de notícias Metrópoles. Ela falou sobre algumas coisas que aconteceram com o netinho, o pequeno Leo, após a morte da mãe. Ruth revelou que o menino desenvolveu um quadro de diabetes emocional.

Muitas pessoas desconheciam a condição e por esse motivo o artigo vai esclarecer detalhes sobre o assunto. Marília Mendonça morreu depois de sofrer um acidente aéreo enquanto viajava para a cidade mineira de Caratinga. A famosa tinha uma agenda de shows para cumprir no estado e chegou a compartilhar no seu perfil do Instagram poucas horas antes do falecimento que estava viajando para Minas.

O que é diabetes emocional?

Segundo o especialista Doutor André Laranjeira, que atua na pediatria do Albert Einstein, a diabetes emocional é conhecida por esse nome por ser consequência de uma situação de estresse extremamente forte. Na prática, o médico explica que é a mesma doença já conhecida pela maioria da população.

No geral, a pessoa possui predisposição a diabetes, e depois de viver um problema emocional intenso, o organismo pode acabar desencadeando alterações que levam ao quadro de diabetes.

Sintomas

Os sintomas do diabetes emocional são os mesmos. A pessoa pode apresentar perda de peso, sede em excesso, perda de massa muscular e volume maior de urina. Esse conceito se refere a diabetes tipo 1. Já o tipo 2 pode decorrer devido à má alimentação, sedentarismo, obesidade e a ingestão de alimentos extremamente calóricos que tem alto teor de gordura e açúcar.

O especialista ressaltou que diabetes tipo 1 acomete mais a faixa pediátrica. Já o desencadeado por estresse aponta que o paciente tem fator de risco para a doença, sendo que o problema pode surgir por intenso estresse ou fator psicoemocional (a perda de um ente querido, por exemplo).

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exame de sangue que vai averiguar os níveis de glicose no organismo. Após a constatação da doença, o tratamento é feito com uso de medicamentos que ajudam no controle da glicemia. Além disso, é importante ter uma mudança na alimentação. O paciente precisa de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar para uma boa qualidade de vida.