Hemorragia cerebral: sintomas, causa, diagnóstico, tratamento e como evitar a problema que acometeu Sthe Matos

A influenciadora digital baiana foi hospitalizada e teve o diagnóstico da doença confirmada.

PUBLICIDADE

A influenciadora baiana Sthe Matos foi internada na UTI após ser diagnosticada com hemorragia cerebral. A famosa sentiu uma forte dor de cabeça e procurou atendimento médico. Depois de ter sido submetida a uma tomografia, os médicos constataram a condição na jovem.

A hemorragia cerebral ocorre quando há um sangramento ao redor ou no cérebro, devido ao rompimento de um vaso ou artéria. É um acontecimento considerado grave e pode causar sérios problemas. Por isso, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível para que o tratamento possa ser iniciado.

Principais sintomas hemorragia cerebral

Tudo vai depender do grau de comprometimento da condição. No entanto, os sintomas geralmente são: dormência ou formigamento em alguma região do corpo, dor de cabeça intensa e repentina, perda de equilíbrio, vômito, tremor nas mãos, sensação de fraqueza generalizada, redução no ritmo cardíaco e alterações na visão. Em situações mais graves, a pessoa pode apresentar crise epiléptica ou perda de consciência.

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como tomografia, angiografia ou ressonância magnética. A hemorragia no cérebro pode ser classificada conforme a região do órgão afetada. Uma das principais causas do problema é o trauma de crânio devido a alguma pancada forte.

Contudo, algumas condições favorecem o surgimento do problema. Como, por exemplo, consumo em excesso de álcool, pressão arterial descontrolada, angiopatia amiloide, uso de anticoagulantes, tumores cerebrais e doenças do sangue.

Outro fator que pode levar a hemorragia no cérebro é o aneurisma cerebral, que é uma dilatação em um vaso sanguíneo no órgão. A dilatação faz as paredes dos vasos ficarem finas e frágeis. Desta maneira pode acontecer o rompimento a qualquer momento.

Qual o tratamento para hemorragia cerebral?

O tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível. Em alguns casos é necessária a cirurgia para retirada do acúmulo de sangue no crânio. No entanto, dependendo da situação o médico pode indicar o uso de medicação. Infelizmente, alguns pacientes podem apresentar sequelas, porém vai depender de cada caso.

A melhor maneira de tentar evitar esse tipo de problema é ter um estilo de vida saudável. Uma dieta balanceada e prática de atividade física regular são importantes para uma boa saúde.