A família do ator Bruce Willis, de 67 anos, anunciou a sua aposentadoria após ele ser diagnosticado com asfasia, doença que afeta a linguagem e a comunicação. A patologia afeta a capacidade de falar, se expressar verbalmente, compreender a linguagem verbal, escrita e até a escrever.
O Dr. Rodrigo Meirelles Massaud, que é neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista à Quem, disse que a asfasia normalmente acontece após lesões cerebrais, principalmente na região frontal do lado esquerdo e temporais à direita.
Sintomas de asfasia, doença de Bruce Willis
Os principais sintomas percebidos pelo paciente, familiares ou pessoas próximas se dá quando a pessoa começa a falar frase curta e incompleta, frases sem sentido, troca de palavras, trocas de fonemas, falas incompreensíveis e até a escrita de frases que não tem nenhum sentido.
Tratamento de asfasia
Assim que a doença for diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. A causa pode vir acompanhada de um AVC, que precisa ser tratado para que o paciente evolua com o mínimo possível de sequelas.
O tratamento vem com programas de reabilitação de linguagem, como fonoterapia. No procedimento os pacientes são envolvidos na prática de habilidades linguísticas, suprindo as deficiências com outros tipos de comunicação. A família do paciente pode participar das terapias para ajudá-lo a se recuperar mais rápido.
Prevenção da asfasia
Não existe um tipo de prevenção para a patologia em si, mas evita outras doenças de base que a provocam, como o AVC. O paciente deve sempre manter uma alimentação balanceada, com controle da pressão arterial, diabetes, colesterol, fazer exercícios físicos e não fumar.