Toda mulher que deseja engravidar começa a montar vários planos para que esse sonho se realize mais rápido. O maior desejo de toda tentante é conseguir ver duas listras bem nítidas no teste de gravidez, mas, nem sempre isso acontece tão rápido e ansiedade acaba atrapalhando esse momento que deveria ser especial.
Alimentos que toda tentante deveria consumir
Quem decidiu engravidar precisa mudar alguns hábitos que podem estar prejudicando a fertilidade. A falta de exercícios físicos, alimentação desregulada e outros fatores podem acabar prejudicando uma mulher. Mas, existem estratégias que podem ser utilizadas para potencializar as chances de uma gravidez acontecer, sem a necessidade de utilizar remédios. A futura gestante precisa estar com o peso no padrão ideal para a sua altura, pois, tanto a obesidade e sobrepeso, quanto um peso abaixo do ideal podem afetar os hormônios responsáveis pela fertilidade feminina.
Para te ajudar nessa empreitada, existem alimentos que, se utilizados na medida certa, podem contribuir para a qualidade do óvulo e facilitar uma gestação. É importante que as mulheres ingiram nutrientes de vitamina B6 e B12, além da inclusão de ácido fólico na alimentação, pois garante o aumento do fluxo sanguíneo na genitália.
No caso dos homens, também é possível potencializar a qualidade dos espermatozoides, incluindo alimentos que possuem selênio na alimentação. O atum é um exemplo de comida que possui esse nutriente.
A primeira opção são frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi, que são alimentos ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Esses nutrientes ajudam a estabilizar o ciclo menstrual. Quem é tentante precisa saber identificar o período fértil para descobrir qual é o momento ideal de intensificar as relações sexuais.
Alimentos que melhoram a fertilidade
Queijos envelhecidos como, por exemplo, o provolone e o parmesão, são ricos em poliaminas. Esses nutrientes ajudam a impedir que radicais livres danifiquem as células reprodutivas do homem e da mulher.
Feijão e lentilhas são ricos em fibra, ferro, zinco e folato, que podem auxiliar na produção de equilíbrio dos hormônios sexuais. Eles também possuem os nutrientes de poliamina espermidina, que ajudam a produzir espermatozoides saudáveis e facilitam a fertilização do óvulo.
Frutos vermelhos como tomate, morango, cerejas e amoras possuem um antioxidante chamado licopeno, que garante a proteção dos óvulos e espermatozoides.
Verduras com folha verde-escura como couve, espinafre, alface-romana e rúcula são alimentos ricos em ferro e folato. A ingestão deles, além de auxiliar no processo de ovulação, também reduz as chances de desenvolver problemas genéticos no bebê e diminui as oportunidades de aborto.