A dor nas costas é um incômodo que atinge boa parte da população. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a dor nas costas pode ter relação com uma doença grave. As dores e lesões que acometem os ossos podem ser indicativos de uma enfermidade conhecida como mieloma múltiplo.
A condição é um tipo de câncer que acomete com frequência maior a medula óssea, tecido responsável pelo preenchimento do interior da maioria dos ossos. No entanto, vale ressaltar que a enfermidade pode afetar outros órgãos. Infelizmente, esse tipo de tumor maligno não costuma ser diagnosticado precocemente, pois geralmente não apresenta alterações significativas no organismo até chegar a um estado avançado.
“Na maioria das vezes, o doente tem dor, mas como é nas costas e é uma queixa comum, passa por vários médicos e toma vários remédios antes de obter o diagnóstico”, explica o médico Nelson Hamerschlak, hematologista e hemoterapeuta do Albert Einstein. A condição atinge os plasmócitos, que são uma espécie de glóbulos brancos, células responsáveis pela produção de imunoglobulinas.
Essas células têm a função essencial de atuar na defesa do corpo contra infecções. No mieloma, os plasmócitos acabam se tornando malignos, elevando a sua atividade e presença na medula óssea. A consequência disso no organismo é a produção elevada de imunoglobulina que vai causar diversos problemas ao paciente.
Grande parte dos casos são identificados em pacientes com idade superior a 65 anos de idade, mais comum em pessoas do sexo masculino e com antecedentes familiares que já tiveram esse tipo de câncer.
O mieloma pode provocar lesões nos ossos que são bem dolorosas desencadeando fraturas. Vale frisar que a coluna é uma região que costuma ser afetada, além da pélvis e do crânio. Por esse motivo, as dores na coluna não devem ser ignoradas, pois podem estar associadas com uma doença grave como o mieloma múltiplo.