Alerta aos pais: vídeo mostra adolescentes cheirando pó de corretivo na sala de aula; ‘brincadeira’ pode gerar danos à saúde

As imagens circularam de maneira viral nas redes sociais e renderam ações educativas aos pais por parte do colégio.

PUBLICIDADE

Um vídeo que circula de maneira viral pelas redes sociais mostra adolescentes cheirando raspas de corretivo, substância que fica com a aparência de um fino pó branco depois de seco. O conteúdo repercutiu em plataformas como o TikTok e serve de alerta aos pais, haja vista que a brincadeira pode trazer danos severos ao sistema respiratório.

Com a repercussão do caso, um estudante alega que o colega de sala teria sido expulso da escola depois de fazer a chamada “trend do corretivo”, maneira como a brincadeira é mencionada pelos adolescentes. “Tony foi suspenso, porque gravou um TikTok cheirando branquinho”, diz o relato.

A perigosa prática rendeu cartilhas e comunicados aos pais, expondo a situação e os riscos decorrentes da brincadeira. Além de fazer analogia ao consumo de drogas, a atitude atinge o sistema respiratório, podendo desenvolver doenças e comprometer a saúde do adolescente.

Em entrevista concedida ao portal de notícias G1, o médico otorrinolaringologista, Dr. Eduardo Macoto, explica os riscos decorrentes da brincadeira. Segundo ele, as partículas irritam as mucosas do nariz, podendo causar dor e sangramento na região. Além disso, em caso de inalação do pó branco, o recomendado é fazer a imediata limpeza com soro fisiológico.

“Elas também podem provocar doenças, como a exacerbação de quadros de rinite alérgica, episódios de rinossinusite aguda, ou até intoxicação”, completou o médico. Os pais devem ficar atentos diante da situação, alertando os filhos sobre os riscos provenientes da brincadeira.