Já viu algum carro com esse adesivo? Ele esconde realidade ilegal e perigosa

No adesivo, personagens da animação ‘Os Simpsons’ parecem estar dirigindo o veículo; atenção é requerida.

PUBLICIDADE

Se existe algo que os brasileiros gostam é de personalizar os seus bens e os carros não estão de fora. Seja na hora de escolher a cor, os detalhes ou até na hora de adesivar o vidro do carro, muita gente acaba se empolgando em nome do simples fato de chamar atenção ou deixar seu carro mais bonito.

Porém, nem tudo são flores e muitos riscos estão envolvidos nas personalizações mais exageradas. Os fãs motorizados mais atentos da animação Os Simpsons já devem ter notado que está em alta o adesivo onde Bart Simpson aparece “dirigindo” o carro na lateral dianteira do veículo. 

Mas colar esse adesivo no carro é ilegal. Embora poucas pessoas saibam, o adesivo que tem sido vendido na internet por cerca de R$ 40 não foi feita pela empresa que produz a série oficial e, mesmo parecendo uma boa ideia para personalizar o carro, ele aumenta o risco de acidente e até de levar uma multa!

Ou seja: o aparentemente inofensivo adesivo é ilegal. Em entrevista ao portal UOL Carros, o advogado Marco Fabrício Vieira, que é um dos membros do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo, revelou que o motorista que for pego pelas autoridades usando este tipo de adesivo está sujeito a receber a autuação por grave infração de trânsito.

O adesivo pode render uma multa de R$ 195,25 além de cinco pontos na carteira de habilitação. Ainda segundo o profissional, o veículo é retido até que a situação seja regularizada.

Nas regras de trânsito, está clara a informação de que o veículo não pode ser conduzido com os vidros laterais dianteiros e laterais total ou parcialmente cobertos. Não são permitidas inscrições, adesivos, legendas, símbolos, pictogramas ou outros. 

Por ser um adesivo com cerca de 40cm, o adesivo com a imagem de Bart Simpson não é pequeno e afeta a segurança e a dirigibilidade do condutor do veículo.