Chuva de meteoros, ‘lua de sangue’ e eclipse total da lua: brasileiros podem se preparar para um mês agitado

Quem gosta de observar o céu à noite, terá ainda mais motivo para ficar bem atento neste mês de maio.

PUBLICIDADE

Para aqueles que gostam de observar o céu à noite, maio será um mês muito movimentado, com pelo menos dois eventos que devem chamar a atenção dos brasileiros apaixonados por astronomia e também os curiosos. Este mês um eclipse lunar total poderá ser visto em quase todo país, além de uma forte chuva de meteoros, resultado do cometa Halley.

Na noite do dia 5 para o dia 6 deste mês, será possível observar a chuva de meteoros em seu pico, pois muitos rastros brilhantes poderão ser vistos no céu. Quem estiver observando poderá, inclusive, ter a sensação de pequenas explosões no céu noturno.

O espetáculo começa por volta das 2 horas da madrugada e, para conferir esta chuva brilhante, é só ficar de olho no horizonte leste, que é onde nasce o sol. A expectativa é que dezenas de ‘estrelas cadentes’ possam ser vistas a cada hora.

Vale lembrar que o melhor horário para conferir este espetáculo é uma hora antes do sol nascer, pois a chuva estará radiante. Esses meteoros são pequenos pedaços da cauda do cometa Halley, que passou por aqui em 1986.

E na noite do dia 15 para 16 de maio, acontece o eclipse lunar total com lua de sangue, sendo esta a primeira vez que acontece neste ano e o Brasil é um dos países privilegiados, pois aqui a visualização será melhor.

O eclipse total ocorre por volta das 0h30 pelo horário de Brasília, mas quando for 1h50 a lua ganhará uma coloração avermelhada, aí o nome de ‘lua de sangue’. Como se trata de um eclipse lunar, não é preciso utilizar proteção especial para acompanhar este fenômeno.