Mulher falece após acidente com panela de pressão; seis cuidados para sua panela não explodir

Panela de pressão explodiu e tirou a vida de cozinheira em restaurante; alguns alertas indicam quando isso pode acontecer.

PUBLICIDADE

Jade do Carmo Paz Gabriel, de 34 anos, perdeu a vida quando uma panela de pressão explodiu, neste último domingo (8). O acidente aconteceu no Restaurante Tavares, na QNM 18, na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. Ela trabalhava como cozinheira no estabelecimento comercial.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que outras duas pessoas tinham se ferido fisicamente, mas posteriormente relataram que elas ficaram abaladas psicologicamente. A panela, de modelo industrial, e que comporta 10 litros, explodiu no momento em que cozinhava feijão.

Panela de pressão explode e tira a vida de cozinheira

Os casos de explosão de panelas de pressão são noticiados pela imprensa em casos graves, como o de uma mulher que ficou com parte do corpo queimado após a explosão. Devido à reincidência do caso é preciso ficar alerta aos sinais que podem indicar quando uma panela pode explodir.

Sinais que indicam quando panela de pressão pode explodir

Existem seis sinais que indicam quando há o risco de explosão. O primeiro deles é quando a válvula não está funcionando corretamente, sendo preciso ficar atento ao alerta e trocar a válvula ao perceber o problema. O segundo é quando a borracha de vedação perde a eficácia, sendo preciso colocar uma nova ao notar que ela está frouxa.

O terceiro alerta é para não deixar a panela no fogo por muito tempo, para não ter uma pressão excessiva. Sempre se atente a válvula e redobre a atenção ao manusear. Nunca coloque mais de 2/3 do espaço interno da panela, caso exceda, a válvula pode ficar entupida.

Tenha calma e espere a pressão da panela sair sozinha, sem levantar o pino da válvula para acelerar o processo. Por fim, sempre limpe as válvulas, pois resíduos de alimentos podem causar o entupimento.