Brasileiros poderão ver ‘Lua de Sangue’ em todos os pontos do país; horário e melhor forma de apreciar eclipse

Fenômeno natural é conhecido como Lua de Sangue e poderá ser visto de qualquer ponto do Brasil.

PUBLICIDADE

Os brasileiros poderão apreciar o eclipse total da lua na madrugada deste domingo (15) para segunda-feira (16). Toda população do Brasil terá a possibilidade de assistir ao primeiro fenômeno do ano, sendo este conhecido como Lua de Sangue.

Acontece que nesse horário o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados, com o satélite natural passando pela sombra do planeta. Além do Brasil, o fenômeno poderá ser acompanhado por todos na América do Sul, América Central e algumas partes da África, América do Norte e até da Europa.

Como ver eclipse total da Lua conhecido como Lua de Sangue

A cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, Alessandra Abe Pacini, pontua que, durante toda a noite, será possível ver a Lua desaparecendo com a sombra do planeta Terra, que passará na frente dela.

Ela explica ainda que não será preciso nenhum equipamento especial para visualizar o fenômeno, visível a olho nu. A utilização de telescópio ou binóculos pode melhorar a visão e a intensidade da luz avermelhada. Um local escuro e longe de luzes deixará a visualização ainda melhor.

Horário para ver o eclipse total da Lua

Quem quiser acompanhar o eclipse total da Lua precisará ficar atendo aos céus perto das 1h11 da madrugada, pelo horário de Brasília. Nesse momento a sombra encobrirá de forma completa todo o disco lunar. A lua ficará avermelhada, pois não haverá a incidência direta da luz do Sol, por isso é conhecida como Lua de Sangue.

A especialista diz que este é o mesmo fenômeno que causa a cor avermelhada do pôr do Sol, pois é dessa forma que a luz solar é filtrada pela atmosfera e sobrasse somente o vermelho que espalha a luz do Astro Rei, que incidirá sobre a superfície da Lua.