A Xiaomi apresentou um comercial para apresentar seu novo aparelho, o Civi, lançado em 2021. Tudo deveria ser ‘só mais um’ comercial e seguir dentro da normalidade, não fosse por um detalhe, que não passou despercebido pelas redes sociais brasileiras.
O aparelho Civi, da Xiaomi, tem a mesma abreviação ‘CV’ do Comando Vermelho, facção criminosa criada no Rio de Janeiro e conhecida em todo país, mas provavelmente não lá na China, onde a peça publicitária foi veiculada.
Claro que não há limites de fronteiras tecnológicas e rapidamente este vídeo acabou chegando aqui e sendo muito mais difundido por conta da associação feita, de forma bem zoeira, pelos muitos memes nas redes sociais.
XIAOMI FECHADO COM O COMANDO VERMELHOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/3Qb7G1c7Ub
— someone (@someon1_) May 14, 2022
Para deixar a situação ainda mais intensa, a peça publicitária, de cerca de 30 segundos, não tem ‘um frame’, onde mostra alguém fazendo o mesmo gesto associado aos membros da facção criminosa, mas todo o comercial é voltado a apresentar diferentes pessoas fazendo exatamente o mesmo gesto CV com as mãos, ou seja, o vídeo é ‘todo’ apresentar pessoas fazendo o mesmo símbolo conhecido aqui no país.
De forma quase que instantânea, diversos memes começaram a surgir zoando a Xiaomi pela ‘associação’ ao símbolo do Comando Vermelho. Vale ressaltar que a linha Xiaomi Civi não é vendida no Brasil, não tendo sido criada nenhuma publicidade voltada para o público brasileiro que pudesse ter ocasionado uma gafe, mas como dito anteriormente, a internet não conhece fronteiras.