‘Perigoso’: asteroide enorme está vindo na direção da Terra, e Nasa informa qual a chance de uma colisão

Esse e outros asteroides são monitorados pela Agência Espacial Norte-Americana.

Mais um asteroide está vindo na direção da Terra, ele tem 1,8 km e a previsão dos estudiosos é que o corpo celeste passará por aqui nesta sexta-feira, dia 27. Este asteroide foi identificado como 7335 (1989 JA), sendo um dos maiores objetos próximo ao nosso planeta, por isso é rastreado pelo CNEOS – Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra.

A Nasa classificou este asteroide como sendo ‘potencialmente perigoso’, porém, ele deve passar a mais de 4 milhões de quilômetros da Terra, ou seja, mais de 10 vezes a distância entre nosso planeta e a lua.

A Agência Espacial Americana informou que a chance desse asteroide atingir a Terra é extremamente baixa, por isso as pessoas não devem se preocupar, porém, uma colisão em um futuro não foi descartada.

Para a Agência Espacial, todo corpo celeste que passe a cerca de 48 milhões de quilômetros daqui, já entra para a lista de monitoramento. Inclusive a NASA tem uma missão que vem testando a possibilidade de desviar a rota de colisão de alguns asteroides que futuramente possam oferecer risco à humanidade.

Os astrônomos acreditam que este asteroide esteja a uma velocidade de 76 mil km/h e em 2055 estará passando por aqui novamente. Neste período, outros objetos astronômicos estarão passando próximos da órbita do nosso planeta, mas ainda não há nenhum que oferece um risco real.

Nos próximos meses, uma nave enviada pela NASA colidirá com o asteroide Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro, desta forma será possível analisar se realmente é possível mudar o caminho orbital desses objetos espaciais.