Um paciente da Índia surpreendeu uma equipe de médicos após a retirada de 206 pedras removidas durante uma cirurgia renal. O caso ocorreu em uma unidade hospitalar na cidade indiana de Hyderabad. Veeramalla Ramalakshmaiah é um homem de 56 anos que estava sentindo fortes dores que não foram curadas por medicamentos prescritos. Mesmo as atividades mais básicas exigiam um esforço enorme.
O paciente sofreu com dores intensas no lado esquerdo da barriga por mais de seis meses, as dores se agravaram ainda mais devido às temperaturas mais quentes do verão. A medicação prescrita causou apenas alívio a curto prazo, mas a dor continuou a interferir em sua vida diária. A situação tornou-se insuportável e o paciente foi levado ao hospital.
Apesar da quantidade de pedras nos rins encontradas serem um número impressionante, o processo cirúrgico não durou mais de uma hora. Veeramalla recebeu alta do hospital após dois dias, e teve uma boa recuperação.
O caso foi publicado pelo portal India.com, e tomou uma grande proporção na internet. As pedras removidas tinham diferentes tamanhos, cores e formas. De acordo com dados locais, recentemente os relatos de cálculos renais nas cidades do sul da Índia tiveram um aumento considerável.
A cidade de Hyderabad sofre com temperaturas mais quentes durante o mês de maio, os termômetros chegam a registrar até 40°C. Por isso, os médicos acreditam que o tempo quente causa a desidratação, que é responsável pelo aumento na quantidade de casos renais na região.