AVC em influencer de 32 anos acende alerta para sinais sutis da condição; fique atento aos sintomas

O AVC – Acidente Vascular Cerebral é provocado por uma interrupção do fluxo sanguíneo em parte do cérebro.

PUBLICIDADE

Felipe Noronha, youtuber de 32 anos, que era uma pessoa ativa e saudável sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral. O caso acende um alerta para os sintomas da enfermidade, que podem não ser tão expressivos como os mais conhecidos, como a paralisação parcial do corpo. Em algumas situações, o derrame cerebral pode se manifestar a partir de sinais sutis.

Portanto, os especialistas ressaltam a importância de ter atenção aos sinais. O youtuber começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no último dia 24 de maio. Felipe Noronha relatou que teve sudorese intensa enquanto estava em repouso, dormência no corpo, falha na voz e falta de apetite.

Neste mesmo dia, ele buscou ajuda no hospital e precisou ficar internado. Ele somente recebeu alta na quinta-feira, 2 de junho, e agora está dando continuidade com o tratamento em casa. Durante uma entrevista ao portal de notícias G1, Pedro Oscar Nassif, médico neurologista, falou sobre a condição e explicou que os sintomas do AVC podem ser mais sutis, como tontura, mal-estar geral e dor de cabeça.

O profissional pontuou que pessoas na faixa dos 30 anos, que não tem um problema de saúde aparente, podem estar sujeitos a ter um derrame por motivos específicos, como falta de atividade física, fator genético e pressão alta. O médico frisou que uso de álcool, ronco, diabetes, cardiopatias são fatores de risco que podem ser alerta aos pacientes jovens.

De acordo com o Ministério da Saúde, perda de coordenação motora, equilíbrio e tontura são sintomas de derrame cerebral. Caso a condição seja isquêmica, pode comprometer algum lado do corpo. No entanto, se for um AVC hemorrágico, a pessoa pode apresentar vômitos, náuseas, confusão mental e perda da consciência.

A pasta reforça que o derrame cerebral é uma emergência médica. Por esse motivo, ao apresentar qualquer um dos sintomas, sendo sutis ou gritantes, busque ajuda profissional o mais rápido possível ou acione o SAMU – Serviço Móvel de Urgência.